As sessões de psicoterapia têm duração de 50 minutos e normalmente acontecem uma vez por semana, caso sejam necessárias mais ou menos sessões, será combinado previamente com o paciente.

Na primeira sessão é feita a Anamnese que nada mais é do que uma entrevista em que são feitas perguntas básicas como data e local de nascimento, sobre trabalho e/ou escola, sobre uso de medicamentos, etc.

Colhidas essas informações, fala-se sobre a demanda, a razão pela qual o paciente buscou o psicólogo, assim é feita uma análise da necessidade e viabilidade de iniciar a terapia.

Ainda na primeira sessão combina-se sobre datas, horários, valores e formas de pagamento do processo terapêutico.

Durante a fala, o paciente terá toda a escuta disponível, livre de preconceitos, julgamentos ou opiniões, de forma empática e acolhedora, não apenas no primeiro atendimento, mas em todo o processo terapêutico.

Todas as sessões são sigilosas e regidas pelo código de ética profissional do psicólogo.

Quando feita de forma online, as sessões nunca são gravadas ou compartilhadas.

No caso de menores de idade, a primeira sessão é feita com os responsáveis e as posteriores apenas com a criança/adolescente. Os responsáveis são chamados pontualmente para sessões sem o paciente em caso de necessidade e para uma devolutiva sobre o menor.

Em casos específicos com idosos, este mesmo procedimento é aplicado.

As informações sobre as sessões não são divulgadas ou compartilhadas, salvo sob determinação da justiça ou em risco eminente de vida do paciente.

A terapia não tem um prazo pré-determinado, salvo o processo seja realizado em Psicoterapia Breve, onde o número de sessões pode ser previamente acordado.

O paciente é livre para decidir interromper o processo quando quiser, o psicólogo pode e deve alertar para as consequências de uma interrupção brusca de um processo em andamento, mas nunca irá interferir na decisão do paciente.

Se tiver interesse em iniciar um processo terapêutico comigo ou quiser esclarecer alguma dúvida, me chame diretamente
pelo Whatsapp clicando no ícone ou se preferir me envie um e-mail, será um prazer falar com você!