O Conselho Federal de Psicologia autoriza que psicólogos façam atendimentos mediados por Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), como por exemplo vídeo chamada do Whatsapp, Google Meet, Zoom ou outra plataforma a ser combinada previamente entre o profissional e o cliente.

Para isso é exigido de todo psicólogo que pretende realizar atendimentos online um cadastro no e-Psi (Cadastro Nacional de Profissionais para Prestação de Serviços Psicológicos por meio de TICs), ao qual já estou devidamente cadastrada.

As sessões de terapia online ocorrem da mesma forma que as sessões presenciais, têm os mesmos caminhos e objetivos e tem se mostrado muito eficaz aos objetivos pretendidos. Esse tipo de atendimento é uma alternativa àqueles que por alguma razão não podem ou não querem estar presencialmente no consultório.

O interesse e adesão a essa modalidade de terapia tem sido cada vez mais recorrente nos dias atuais, sendo as principais causas:

A economia de dinheiro e tempo para o deslocamento
Maior flexibilidade para os agendamentos
Poder estar em um lugar confortável e conhecido, como por exemplo, a própria casa, traz mais segurança para o paciente
Maior facilidade em encontrar um profissional que se adeque as necessidades, já que a localização do consultório não é mais um ponto primordial
Acessível a pessoas de outros estados e até brasileiros que moram em outros países, entre outras razões.

Para que a experiência da sessão seja a melhor possível é necessário que tanto o profissional como o paciente tenham acesso a internet, preferencialmente um lugar reservado, livre de interferências e, se possível, fones de ouvido para melhorar ainda mais a comunicação.

Se tiver interesse em iniciar um processo terapêutico comigo ou quiser esclarecer alguma dúvida, me chame diretamente
pelo Whatsapp clicando no ícone ou se preferir me envie um e-mail, será um prazer falar com você!