O que significa Logoterapia?

“Logos” em grego significa “sentido”, uma tradução literal do termo “Logoterapia” é a “terapia através do sentido”, podendo ser traduzida também como “cura através do significado.”

Viktor Emil Frankl

Quem criou a Logoterapia?

Esta teoria psicológica foi criada por Viktor Emil Frankl (1905 – 1997), professor de Neurologia e Psiquiatria na Universidade de Viena e de Logoterapia na Universidade Internacional da Califórnia. Lecionou também em Harvard, Stanford, Dallas e Pittsburg. Escreveu 32 livros e esteve no Brasil em 1984.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Frankl ficou três anos (1942 – 1945) preso nos campos de concentração de Auschwitz, Daschau e outros dois, era o prisioneiro nº 119.104 e lá pode observar aspectos da logoterapia entre os colegas prisioneiros e os seus carrascos.

“No campo de concentração, por exemplo, nesse laboratório vivo e campo de testes que ele foi, observamos e testemunhamos alguns de nossos companheiros se portarem como porcos, ao passo que outros agiram como se fossem santos. O ser humano tem dentro de si ambas as potencialidades; qual será concretizada depende de decisões e não de condições.” (Em Busca de Sentido – 46ª edição, p. 155).

Quais os principais conceitos da Logoterapia?

A logoterapia é basicamente uma psicoterapia centrada no sentido, ela é menos retrospectiva e menos introspectiva e concentrando-se mais no futuro, ou seja, nos sentidos a serem realizados pelo cliente em seu futuro. E entende que essa busca de sentido é a principal força motivadora do ser humano.

Esta teoria nos mostra que certa dose de conflito é normal e sadia, porém a preocupação ou mesmo desespero da pessoa sobre se sua vida vale realmente ser vivida é chamada de angústia existencial, mas de forma alguma uma doença mental.

O filósofo e escritor alemão Nietzsche tem uma importante frase que diz: “Quem tem um por que viver, suporta quase qualquer como.” Pode-se ver, assim, que a saúde mental está baseada em certo grau de tensão entre aquilo que já se alcançou e aquilo que ainda se deveria alcançar, essa tensão é inerente ao ser humano e por isso indispensável ao bem-estar mental.

Sendo assim, o que o ser humano realmente precisa não é um estado livre de tensões, mas antes a busca e a luta por um objetivo que valha a pena, uma tarefa escolhida livremente.

A logoterapia procura criar no cliente uma consciência plena de sua própria responsabilidade e por isso deixa que ele mesmo opte pelo quê, perante quê ou perante quem ele se julga responsável, sendo seus principais pilares:

Sentido para a vida
a vida sempre tem um sentido.

Vontade de sentido
o ser humano tem vontade de viver e encontrar o sentido da sua própria vida.

Liberdade de vontade
o ser humano é livre para buscar e encontrar por si só o sentido.

O sentido da vida está em constante modificação, de um indivíduo para outro, de um dia para outro, de uma hora para outra, sem jamais deixar de existir e a logoterapia entende que é possível descobrir esse sentido de três diferentes formas:

1. Criando um trabalho ou praticando um ato (valores do ato criativo).

2. Experimentando algo ou encontrando alguém (valores da experiência).

3. Pela atitude tomada em relação ao sofrimento inevitável (valores da atitude).

Por fim, a logoterapia não é pessimista, mas antes ativista, no sentido de tornar o cliente ativo em sua própria história e consciente de sua liberdade e sua responsabilidade perante a vida.

Referências:

FRANKL, Viktor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da Logoterapia. Traduzido por Ivo Studart Pereira – Ed. ampl., incluindo o posfácio “A desguruficação da logoterapia”. 1ª edição. São Paulo: Editora Paulus, 2011.

FRANKL, Viktor E. Em busca de Sentido: Um psicólogo no campo de concentração. Traduzido por Walter O. Schlupp e Carlos C. Aveline. 46ª edição. (revista). São Leopoldo: Editora Sinodal; Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

Se tiver interesse em iniciar um processo terapêutico comigo ou quiser esclarecer alguma dúvida, me chame diretamente
pelo Whatsapp clicando no ícone ou se preferir me envie um e-mail, será um prazer falar com você!